Conectas Direitos Humanos

www.conectas.org

Conectas é uma organização não governamental internacional de direitos humanos, fundada em São Paulo em setembro de 2001, com status consultivo no Conselho de Direitos Humanos da ONU e status de Observador na Comissão Africana dos Povos. Sua missão é promover a efetivação dos direitos humanos e do Estado democrático de direito no Sul Global — África, América Latina e Ásia. Desenvolve suas atividades por meio de três programas: Sul-Sul, Política Externa e Justiça. No Brasil, promove ações de advocacia estratégica e de interesse público. No plano internacional, fortalece a proteção dos direitos humanos por meio do monitoramento da política externa de países do Sul Global.

Como atua

Pelo programa de política externa, trabalha para influenciar a atuação internacional do Estado brasileiro, zelando pela prevalência dos direitos humanos nas relações com outros países. Por meio de sua área de Justiça, utiliza ações judiciais e administrativas, além de ações políticas, para incidir sobre a política brasileira de encarceramento em massa e outras matérias nacionais no campo dos direitos humanos. Procura também propiciar o fortalecimento de ativistas e acadêmicos em países do Sul Global e fomentar a interação entre eles a partir de seu programa Sul-Sul.

Temas para
entrevistas

Itamaraty, BRICS, Ibas, prisão de Guantánamo, imigração, nova Lei de Migrações, sistema prisional brasileiro, tortura, revista vexatória, violência policial, ações afirmativas.

Onde atua

Trabalha em rede, realizando parceria com organizações de direitos humanos de diversas partes do mundo, especialmente do Sul Global.