Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês de Drugs for Neglected Diseases Initiative)

www.dndial.org/

Organização sem fins lucrativos. A missão da DNDi é desenvolver e disponibilizar novos medicamentos ou novas formulações de medicamentos existentes para pacientes que sofrem de doenças negligenciadas. Atuando em prol do interesse público e com foco nas necessidades reais destes pacientes, a DNDi preenche as lacunas nos medicamentos essenciais para as doenças negligenciadas, iniciando e coordenando projetos de pesquisa e desenvolvimento, assim como acesso a medicamentos, em colaboração com a comunidade internacional de pesquisa, o setor público, a indústria farmacêutica e outros parceiros relevantes.

A DNDi desenvolve novos tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os milhões de pacientes negligenciados ao redor do mundo que sofrem de doenças como doença de Chagas, leishmanioses, HIV pediátrico, hepatite C, micetoma, doença do sono africana e filarioses.

A DNDi foi criada em 2003, mas sua origem remonta a 1999, quando Médicos Sem Fronteiras (MSF) destinou os recursos recebidos com o Prêmio Nobel da Paz à causa das doenças

negligenciadas, liderando o grupo de trabalho que resultou na formação da DNDi. Entre os sócios fundadores estão a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto Pasteur da França, o Conselho Indiano de Pesquisa Médica da Índia (ICMR), o Instituto de Pesquisas Médicas do Quênia (KEMRI) e o Ministério da Saúde da Malásia. O Programa Especial para Pesquisa de Doenças Tropicais da OMS (TDR) atua como observador permanente.

As doenças negligenciadas afetam mais de 1 bilhão de pessoas, e incapacitam ou matam centenas de milhares, representando uma necessidade médica importante que permanece não atendida. No Brasil, entre as doenças negligenciadas, a doença de Chagas é que a mais mata (76,7%)i. A liderança dos países endêmicos como o Brasil é determinante na busca de soluções sustentáveis e duradoura.

Pesquisadores e temas
para entrevistas

Dr. Joël Keravec, diretor executivo regional – cooperação público-privada em saúde; cooperação Sul-Sul em saúde; financiamento de pesquisas de medicamentos; cooperação internacional em saúde; doenças negligenciadas; medicina tropical; acesso a medicamentos; políticas públicas de saúde; saúde pública; saúde global.

Dra. Carolina Batista, diretora médica regional – doenças tropicais negligenciadas; hepatite C; doença de Chagas; leishmanioses; acesso a medicamentos; epidemiologia; políticas públicas de saúde; saúde pública; sistemas de saúde; saúde global; medicina tropical.

Dr. Sérgio Sosa-Estani, diretor do Programa de Chagas –doença de Chagas; testes clínicos e pré-clínicos de tratamentos; saúde pública; sistemas de saúde; epidemiologia; medicina tropical.

Dr. Jadel Kratz, coordenador do Projeto de Otimização de Compostos Líderes – pesquisa exploratória na descoberta de novos medicamentos; cooperação internacional em saúde; consórcios de pesquisa; indústria farmacêutica; cooperação público-privada em saúde.