Médicos Sem Fronteiras (MSF)

Rua do Catete, 84, Catete — Rio de Janeiro, RJ
CEP 22220-000

www.msf.org.br

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de cor, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.

Como atua

A atuação de MSF é, acima de tudo, médica. A organização leva assistência e cuidados preventivos a quem necessita, independentemente do país onde se encontra. Em situações em que a atuação médica não é suficiente para garantir a sobrevivência de determinada população — como ocorre em casos de extrema urgência —, MSF pode fornecer água, alimentos, saneamento e abrigos. Esse tipo de ação se dá prioritariamente em períodos de crise, quando o equilíbrio anterior de uma região ou comunidade é rompido e a sobrevivência das pessoas é ameaçada.

Temas para
entrevistas

Ajuda médico-humanitária, crises humanitárias, direito internacional humanitário, epidemias, cuidados médicos e de saúde mental para pessoas afetadas por conflitos, epidemias e catástrofes naturais, programas de tratamento de HIV/Aids, acesso a medicamentos, desnutrição, deslocamentos humanos.

Onde atua

Está presente em quase 70 países, a maior parte na África. O Oriente Médio também é uma região que concentra grande número de projetos da organização. Desde 2015, MSF vem lidando com o grande fluxo de refugiados que buscam proteção na Europa fugindo de conflitos e crises no Oriente Médio, na Ásia Central e na África. Na América Latina, tem projetos no Haiti, na Colômbia, no México, na Bolívia e em países da América Central, voltados, entre outras necessidades, para o cuidado de doenças negligenciadas, como Chagas, e a assistência a migrantes.