Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur/UNHRC)

SCN, QD5, bloco A, torre Sul, sala 801, edifício Brasília Shopping — Brasília, DF — CEP 70715-900

www.acnur.org

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) iniciou suas atividades em 1951 e desde então trabalha para garantir que qualquer pessoa possa buscar e obter refúgio em outros países em razão de fundados temores de perseguição relacionados com raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opinião política. Além de refugiados, integram o público de interesse do Acnur os solicitantes de refúgio, deslocados internos, retornados e apátridas, tendo seus fundamentos de proteção baseados na Convenção de 1951 da ONU e em seu Protocolo de 1967.

Como atua

A proteção de refugiados e das populações deslocadas por guerras, conflitos, perseguições e violações dos direitos humanos é a principal missão do ACNUR. Por seus trabalhos humanitários, com foco em soluções duradouras que garantam a dignidade das pessoas atendidas, recebeu o prêmio Nobel da Paz nos anos 1954 e 1981.

Temas para
entrevistas

Dados e posições da ONU no Brasil e no mundo sobre solicitantes de refúgio, refugiados, deslocados internos, retornados, apátridas, mecanismos de proteção, reassentamento e processos de integração.

Onde atua

Está presente em cerca de 130 países, com mais de 450 escritórios pelo mundo. Mais da metade do total de refugiados (54%) é proveniente de Síria, Afeganistão e Somália (2015).