Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

SEPN 510, bloco A, edifício Ministério da Saúde Unidade II, 2º andar — Brasília, DF — CEP 70312-970

+ 55 (61) 3035-1947

www.unicef.org.br

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando seus esforços especialmente para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. O Unicef está no Brasil desde 1950, e grande parte de suas ações está estruturada em três territórios: o semiárido, a Amazônia Legal e os centros urbanos. Também desenvolve um amplo trabalho para a garantia dos direitos de cada criança e adolescente, como os direitos à educação, à proteção, à saúde e à participação.

Como atua

O Unicef é a agência líder para os direitos da infância. No Brasil e em todo o mundo, trabalha desenvolvendo estratégias para garantir a cada criança e adolescente educação, proteção contra qualquer tipo de violência, nutrição, saúde e acesso a condições adequadas de água e saneamento. O fundo trabalha junto com governos, setor privado, sociedade civil e especialistas na garantia desses direitos. Entre os principais projetos realizados no Brasil estão:

– Selo Unicef Município Aprovado: iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no semiárido e na Amazônia Legal brasileira. A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

– Plataforma dos Centros Urbanos: contribuição do Unicef na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes, garantindo a cada um deles maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.

Temas para
entrevistas

Direitos de crianças e adolescentes, mortalidade infantil e materna, amamentação, primeira infância, educação básica, HIV/Aids e sífilis, medidas socioeducativas, homicídios de adolescentes, direito ao esporte, inclusão de crianças com deficiência, emergências.

Onde atua

Chega a 190 países e territórios por meio da sede em Nova York, oito escritórios regionais e escritórios locais em 126 países. Conta ainda com 36 Comitês Nacionais de arrecadação de fundos.