Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia)

Avenida Presidente Vargas, 446, 13º andar, Centro – Rio de Janeiro, RJ – CEP 20071-907

+55 (21) 2223-1040
+55 (21) 99627-7633

www.abiaids.org.br

Abia é uma organização não governamental que atua no âmbito brasileiro e internacional no enfrentamento da epidemia de HIV e da Aids. Desde 2015, ocupa a posição de Observatório Nacional de Políticas de Aids (ONPA) e de Observatório Global de Políticas de Aids (GAPW). As iniciativas consolidam a ação no campo da análise, do monitoramento e da pressão por respostas governamentais alinhadas aos direitos sociais e humanos para o acesso e preservação da saúde. A Abia atua a partir da perspectiva dos direitos humanos, com base nos princípios da solidariedade, da justiça social e da democracia.

Como atua

O foco da Abia é a mobilização da sociedade civil para o enfrentamento da epidemia de HIV e Aids e o monitoramento das ações políticas em curso. A organização age em áreas estratégicas como homens que fazem sexo com homens (HSH), juventude, sexualidade e direitos, prostituição e acesso a medicamentos. Também secretaria duas iniciativas no âmbito coletivo: Observatório de Sexualidade e Política (SPW) e Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI), ambos com forte atuação internacional. A Abia está na coordenação executiva do Conselho Latino-americano de ONGs com serviços em HIV e Aids (LACCASO, sigla em inglês).

Temas para
entrevistas

HIV e Aids, direitos humanos, saúde, resposta à epidemia, relatórios epidemiológicos, mobilização da sociedade civil, acesso a medicamentos, populações vulneráveis (jovens, gays, profissionais do sexo, pessoas trans e usuários de drogas injetáveis), prevenção, biomedicalização, sexo seguro, Aids e sociedade, América Latina e países do Sul global.

Onde atua

A expertise da Abia está na articulação política internacional e nas ações em rede. A organização já participou de ações coletivas internacionais com impactos significativos em países como Venezuela, Argentina, Rússia, África do Sul, Ásia Central e outros países africanos. Também participa de diálogos com instituições internacionais, tais como o Painel de Alto Nível para o Acesso a Medicamentos da ONU.