Caritas Arquidiocesana de São Paulo, Centro de Referência para Refugiados

Rua José Bonifácio, 107, 1º andar — São Paulo, SP
CEP 01003-000

www.caritassp.org.br

Ser o braço estendido da Igreja de São Paulo no serviço de sensibilização, animação, articulação e promoção da caridade, refletindo sobre oportunidades de ações transformadoras que propiciem maior justiça. Desde 1989, segue tomando medidas focadas no desenvolvimento de parcerias, políticas públicas e alterações legais necessárias ao respeito dos direitos dos refugiados e ao cumprimento das obrigações internacionais assumidas pelo Brasil. Acredita contribuir para que refugiados sejam acolhidos com dignidade, busquem resgatar a autoestima e consigam integração na sociedade brasileira.

Como atua

Ações diretas, sigilosas e confidenciais de atendimento a solicitantes de refúgio e refugiados em quatro áreas: proteção (assegura a efetivação dos direitos dos refugiados e solicitantes); assistência social (atendimento das necessidades dos recém-chegados, atendimento social); integração local (visa a reinserção na sociedade: cursos de português, orientações documentais, busca de trabalho); saúde mental (acompanhamento psicológico, orientações sobre saúde, formação de rede de atendimento).

Temas para
entrevistas

Geopolítica e fluxos dos países de origem das pessoas que mais solicitam refúgio no Brasil; processo legal de refúgio no Brasil; processo de assistência social; processo de integração local.

Onde atua

Região Metropolitana de São Paulo.