Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)

SHIS QI 15, conjunto 05, casa 23, Lago Sul – Brasília, DF — CEP 71635-250

Sandra Lefcovich, coordenadora de comunicação
slefcovich@icrc.org
+ 55 (61) 3106-2380
+ 55 (61) 98175-1599

Diogo Alcântara, assessor de comunicação
dalcantara@icrc.org
+ 55 (61) 3106-2384

www.icrc.org

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização imparcial, neutra e independente cuja missão exclusivamente humanitária é proteger a vida e a dignidade das vítimas de conflitos armados e de outras situações de violência, assim como lhes prestar assistência. O CICV também se esforça para evitar o sofrimento por meio da promoção e do fortalecimento do direito e dos princípios humanitários universais. Fundado em 1863, o CICV deu origem às Convenções de Genebra e ao Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Como atua

Responde às necessidades das vítimas de conflitos armados e violência armada por meio de sua abordagem multidisciplinar. A instituição atua em quatro eixos: proteção (proteção dos civis, ajuda a pessoas detidas, restabelecimento de laços familiares e programa de pessoas desaparecidas); assistência (saúde, água e habitação, segurança econômica e contaminação por armas); prevenção (diplomacia humanitária, respeito ao direito internacional humanitário e ao direito internacional dos direitos humanos, diálogo com forças de segurança e comunicação); e cooperação com as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Temas para
entrevistas

Consequências humanitárias dos conflitos armados e da violência armada; ação humanitária em guerras; proteção da missão médica; direito internacional humanitário (DIH).

Onde atua

O CICV atua em mais de 80 países, entre eles Síria, Sudão do Sul, Afeganistão, Iraque, Somália, República Democrática do Congo, Colômbia, México e Ucrânia.