Divisão das Nações Unidas

Assessoria de Imprensa do Gabinete (AIG)
A AIG está à disposição dos profissionais de imprensa das 9h às 13h e das 15h às 19h nos dias úteis por meio dos seguintes números de telefone:

+ 55 61 2030-6160
+ 55 61 2030-8006
+ 55 61 2030-8007

Para consultas aos sábados, domingos e feriados, assim como para consultas em dias úteis em horários diversos dos mencionados, a AIG está à disposição dos jornalistas por meio do seguinte telefone de plantão:

+ 55 61 98197-2229

Para envio de fax, está disponível o seguinte número:
+ 55 61 2030-8002

Profissionais de imprensa também podem transmitir suas consultas pelo seguinte e-mail: imprensa@itamaraty.gov.br

No Ministério das Relações Exteriores, a Divisão das Nações Unidas (DNU) está ligada à Subsecretaria-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte e ao Departamento de Organismos Internacionais. A DNU é responsável pelo acompanhamento de parte significativa das atividades relacionadas com as Nações Unidas. Além dos preparativos para o Debate Geral, a sessão regular anual da Assembleia Geral demanda a elaboração de instruções, tanto para resoluções adotadas na plenária quanto para os trabalhos da V Comissão (temas orçamentários) e da VI Comissão (temas jurídicos). A Divisão trata do processo de reforma das Nações Unidas, especialmente do Conselho de Segurança, e tem atribuições relativas a candidaturas e ao pagamento de contribuições regulares à ONU. É responsável pelo acompanhamento dos tribunais internacionais (Corte Internacional de Justiça, Tribunal Penal Internacional — TPI, Corte Permanente de Arbitragem), inclusive com a produção de instruções para a Assembleia dos Estados-parte do TPI e de seus órgãos subsidiários. Acompanha temas atinentes a refugiados e ao direito internacional humanitário, incluindo as relações do Brasil com a Cruz Vermelha.

Temas para
entrevistas

As Nações Unidas como instrumento de governança global; a questão internacional dos refugiados; mediação e conflitos internacionais; direito internacional humanitário.