Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha)

Calle Vicente Bonilla, edifício 119 A & B, Ciudad del Saber, Clayton — Panamá, República do Panamá

Rogerio Mobilia, gerente de informação e serviços de comunicação e coordenador do Redhum
+ 507 317-1748
+ 507 317-1749
+ 507 6747-1969 (celular)

www.ochaonline.un.org

A ação humanitária efetiva, em conformidade com os princípios humanitários, é uma responsabilidade compartilhada. O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha, na sigla em inglês) apoia os Estados-membros da ONU e as organizações humanitárias nacionais e internacionais para assegurar a preparação efetiva para emergências e a resposta emergencial coordenada e oportuna.

Como atua

Realiza seu trabalho criando espaços que permitam estabelecer a coordenação entre os atores humanitários, o desenvolvimento de políticas humanitárias e a defesa das causas humanitárias, dando voz às pessoas mais afetadas pelas crises humanitárias. Também promove o financiamento humanitário por meio do Fundo Central de Resposta a Emergências (Cerf, na sigla em inglês), dos fundos humanitários comuns (CHFs, na sigla em inglês) e dos fundos de resposta de emergência (ERF, na sigla em inglês). Também tem papel-chave na garantia da coordenação entre os setores em todas as fases da resposta, incluindo a avaliação de necessidades, o planejamento conjunto, a implementação, a mobilização dos recursos de coordenação, o acompanhamento e a avaliação.

Temas para
entrevistas

Informações sobre a coordenação e os esforços setoriais conjuntos entre atores humanitários em resposta a situações humanitárias.

Onde atua

Dá apoio a cerca de 42 países e territórios da região. Está presente em 10 países e conta com escritórios de representação na Colômbia e no Haiti. Por meio da coordenação do Projeto Rede de Informação Humanitária (Redhum), está presente em oito países da América Latina e do Caribe.