Human Rights Watch (HRW)

www.hrw.org/pt

A Human Rights Watch (HRW) é uma organização não governamental sem fins lucrativos que promove e defende os direitos humanos em mais de 90 países do mundo, em contextos de paz ou em conflitos armados. É reconhecida por pesquisas aprofundadas sobre graves violações de direitos humanos, elaboração de relatórios imparciais sobre essas pesquisas e o uso efetivo dos meios de comunicação para informar e sensibilizar diversos públicos sobre suas causas. O trabalho da HRW é guiado pelo direito internacional dos direitos humanos, pelo direito internacional humanitário e pelo respeito à dignidade de cada indivíduo em quaisquer circunstâncias. A partir de casos concretos de violações, a HRW se reúne com governos, organizações internacionais como as Nações Unidas e grupos regionais para propor e cobrar políticas públicas e reformas legais, necessárias para proteger direitos e garantir a reparação às vítimas de violações.

Como atua

Escolhe os países nos quais investirá esforços e as questões que abordará quando identifica que sua atenção é necessária e onde pode fazer a diferença. Responde a situações humanitárias emergenciais, como o caso atual da Síria, mas também desafia problemas arraigados, de longa data, em localidades nas quais há uma constante deterioração dos direitos humanos. Os projetos de pesquisa da HRW e ações de advocacy estão organizados em divisões temáticas e regionais. Entre as divisões temáticas, a HRW conta com a divisão de direitos das crianças e adolescentes, direitos LGBT, direitos da mulher, saúde e direitos humanos, direitos das pessoas com deficiência, justiça internacional e outros. Entre as divisões regionais, destacam-se as divisões de Ásia, Oriente Médio e África do Norte, África, Europa e Ásia Central, entre outras, como a divisão das Américas, na qual se encontra o escritório Brasil. No Brasil, a HRW tem investido grande parte de seus esforços em pesquisa e advocacy sobre temas relacionados com a segurança pública e o sistema prisional.

Temas para
entrevistas

A cada ano, a HRW publica mais de 100 relatórios e briefings sobre a situação dos direitos humanos em mais de 90 países. A organização pode, portanto, ser fonte de informação para as grandes questões de direitos humanos do mundo, nas diferentes regiões do planeta, para situações humanitárias específicas e emergenciais, e também para problemas de direitos humanos mais arraigados, de longa data, em localidades onde os direitos humanos estão em processo de constante deterioração.

Onde atua

Conta com mais de 400 funcionários e tem escritórios em Paris, Londres, Bruxelas, Genebra, Zurique, Joanesburgo, Nairóbi, Toronto, Washington, Tóquio, Tunes, Sydney, Moscou, Amsterdã, Beirute, Berlim e Nova York, entre outras cidades pelo mundo. As equipes da HRW contam com profissionais de diversas áreas: advogados, jornalistas e acadêmicos de diversas carreiras, de mais de 60 nacionalidades e falantes de 80 línguas.