Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

+ 55 (61) 2026-5334
+ 55 (61) 2026-5114

O Ipea produz estudos sobre a cooperação internacional e política externa brasileira; cooperação internacional, políticas públicas e desenvolvimento; e regimes e políticas de cooperação internacional, com enfoque no sistema das Nações Unidas e sua Agenda Global para o Desenvolvimento, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Sua linha de pesquisa visa o aprimoramento da política brasileira de cooperação para o desenvolvimento e da política nacional de refúgio.

Pesquisadores e temas
para entrevistas

João Brígido Bezerra Lima – editor, coordenador e pesquisador do estudo da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional 2011-2013 (livro); editor, coordenador e pesquisador da pesquisa Refúgio no Brasil: caracterização dos perfis sociodemográficos dos refugiados 1998-2014 (livro); coordenador e pesquisador da pesquisa sobre “Integração Local de Pessoas Refugiadas e Solicitantes de Refúgio no Brasil (condições de vida)”; coordenador e coautor do texto “Análise do Programa Brasileiro de Reassentamento”.

Guilherme de Oliveira Schmitz – cooperação Internacional para o desenvolvimento, política externa, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, migração internacional