Organização Internacional para as Migrações (OIM)

Escritório Regional para a América do Sul
Avenida Callao 1033, Piso 3, C1023AAD — Buenos Aires, Argentina

+ 54 11 5219-2033
+ 54 11 5219-2034
+ 54 11 5219-2035

www.iom.int

A Organização Internacional para as Migrações (OIM), criada em 1951, é a principal organização intergovernamental no âmbito da migração e trabalha em estreita colaboração com associados governamentais, intergovernamentais e não governamentais. Conta com 165 Estados-membros, oito Estados que têm o status de observador e escritórios em mais de 100 países. A OIM está comprometida em promover a migração humana e ordenada para o bem de todos, oferecendo serviços e assessoria a governos e migrantes. A Carta da OIM reconhece explicitamente o vínculo entre a migração e o desenvolvimento econômico, social e cultural, assim como o respeito ao direito à liberdade de movimento das pessoas.

Como atua

O trabalho da OIM consiste em garantir uma gestão ordenada e humana da migração, promover a cooperação internacional sobre questões migratórias, ajudar a encontrar soluções práticas para os problemas migratórios e oferecer assistência humanitária aos migrantes que necessitam, sejam refugiados, pessoas deslocadas ou desenraizadas. A OIM trabalha em quatro esferas amplas de gestão da migração: migração e desenvolvimento, migração facilitada, regulamentação da migração e migração forçada. Entre as atividades transversais, cabe destacar a promoção do direito internacional sobre migração, o debate político e a orientação, a proteção dos direitos dos migrantes, a migração e a saúde, e a dimensão de gênero na migração.

Temas para
entrevistas

Migração, deslocamento forçado, resposta a emergências, assistência a migrantes vulneráveis, retorno e reintegração, tráfico de pessoas e tráfico de migrantes, relação entre migração, meio ambiente e mudança climática.

Onde atua

Conta com 165 Estados-membros, oito Estados que têm o status de observador e escritórios em mais de 150 países. Tem nove escritórios regionais, dois escritórios especiais de ligação, dois centros administrativos e mais de 460 escritórios e subescritórios em países de todo o mundo.