Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, 483, Maracanã — Rio de Janeiro, RJ — CEP 20550-011

Diogo Felix, assessor de informação
comunicação@caritas-rj.org.br
+ 55 (21) 2567-4105

www.caritas-rj.org.br

A Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro atua em apoio a pessoas refugiadas desde 1976. Por meio de seu Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio, a organização busca promover o acolhimento dessas pessoas, assegurar que seus direitos sejam respeitados e criar condições para que elas tenham uma vida digna no Brasil. Essa atuação é humanitária e extensível a qualquer indivíduo em situação de refúgio, independentemente de etnia, religião, orientação sexual ou opinião política. Desde 2016, a Cáritas RJ também presta assistência a pessoas resgatadas de trabalho escravo.

Como atua

Atua em três frentes, oferecendo assistência no momento de chegada dos refugiados ao Brasil, na obtenção de documentos e na integração à sociedade. Essa atuação busca garantir o acesso dos refugiados a políticas públicas, a abrigos seguros, ao aprendizado do idioma, ao mercado de trabalho, à formação educacional e ao atendimento psicológico e de saúde. Por meio de parcerias, a Cáritas RJ também promove eventos culturais, atividades de lazer e iniciativas de geração de renda para refugiados.

Temas para
entrevistas

Assistência a refugiados, solicitantes de refúgio e resgatados de trabalho escravo; políticas de proteção, de integração e de acolhimento; políticas de imigração.

Onde atua

Embora esteja sediada no Rio de Janeiro, a Cáritas RJ também oferece apoio a refugiados em outros 18 estados, incluindo toda a região Nordeste, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.