Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA/ONU)

SHN, Quadra 01, bloco A, sala 1122 — Brasília, DF — CEP 70701-000

(61) 2193-8513
(61) 99260-9835

www.nacoesunidas.org/pma

O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) é um fórum global para diálogo de políticas Sul-Sul e troca de conhecimentos em programas de alimentação escolar e segurança alimentar e nutricional. O Centro de Excelência, uma parceria entre o PMA e o governo do Brasil, foi criado em 2011 para apoiar governos na África, Ásia e América Latina no desenvolvimento de soluções sustentáveis contra a fome, por meio de programas de desenvolvimento de capacidades locais.

Como atua

Oferece assessoria de políticas e programas e assistência técnica para países do hemisfério Sul, incentivando-os a desenvolver seus próprios programas de combate à fome e à pobreza. Em 2014, realizou 11 visitas de estudos ao Brasil, facilitou a elaboração de seis planos de ação, apoiou a organização de três seminários nacionais e enviou cinco consultores para trabalhar com governos nacionais na promoção da alimentação escolar e da proteção social, assim como em programas de segurança alimentar e nutricional. Além da assistência técnica, o Centro de Excelência co-organizou na África do Sul o Global Child Nutrition Forum (GCNF), uma plataforma-chave para articulação de pessoas, instituições e governos envolvidos na promoção da alimentação escolar como estratégia indispensável para alcançarmos o Desafio Fome Zero. O Centro de Excelência também tem parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates para a produção de estudos sobre os dois principais programas brasileiros de compras institucionais da agricultura familiar: o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos. Outra parceria, por sua vez com o Departamento de Desenvolvimento Internacional (DFDI) do Reino Unido e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, proporcionou a ampliação do apoio do Centro a países da África, além da realização de seminários e outras iniciativas de disseminação de boas práticas de proteção social.

Temas para
entrevistas

Alimentação escolar, combate à fome, desnutrição, má nutrição, fome, segurança alimentar e nutricional, nutrição infantil, cooperação Sul-Sul, agricultura familiar.

Onde atua

As principais regiões de atuação do Centro de Excelência são: África, Ásia e América Latina. Desde sua criação, há três anos, o Centro de Excelência está envolvido com mais de 70 países, e 34 deles participaram de visitas de estudos ao Brasil. Entre eles estão, por exemplo, Bangladesh, Laos, Gana, Guiné-Bissau, Haiti, México, Níger, Ruanda, Senegal e Tanzânia.